HOMENAGEADO: Escritor Lavrense Batista de Lima - Idealizador do Prêmio de Literatura Unifor 2023

Por Por Unifor 21/03/2024 - 09:58 hs
Foto: Ares Soares
HOMENAGEADO: Escritor Lavrense Batista de Lima - Idealizador do Prêmio de Literatura Unifor 2023
Professor Batista de Lima, idealizador do Prêmio de Literatura Unifor

lavrense escritor e professor Batista de Lima, será homenageado nesta quinta-feira (21/03) pela Universidade de Fortaleza.

Batista, é o idealizador do Prêmio de Literatura Unifor que tem a cerimônia de premiação hoje a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca.

A professora Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, ressalta que a homenagem ao professor não é apenas um reconhecimento à sua contribuição singular para a literatura brasileira, mas também um ato de valorização da cultura e da educação no país. “Batista de Lima, imortal da Academia Cearense de Letras, um eminente professor, crítico literário, e escritor, tem dedicado sua vida ao estudo e à promoção da literatura, influenciando gerações de estudantes, leitores e escritores com sua paixão e conhecimentos profundos”, destaca. Outro aspecto relevante dessa homenagem, segundo Adriana, é o incentivo à pesquisa e à produção literária no ambiente acadêmico.


Adriana Helena — Foto: arquivo pessoal

“Reconhecendo os méritos de Batista de Lima, a Vice-reitoria de extensão e comunidade universitária, destaca a literatura como campo de conhecimento vital, que merece investimento e atenção. Isso pode estimular estudantes e pesquisadores a se dedicarem com mais afinco aos estudos literários, contribuindo para o enriquecimento cultural e intelectual da sociedade. Professores e escritores como Batista de Lima são faróis que iluminam esse caminho, mostrando que a literatura é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e humanizada” - Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor.

Prêmio de Literatura da Unifor

Criado na década de 1990, o Prêmio de Literatura da Unifor objetiva incentivar a criação literária e a sua divulgação como forma de promoção do hábito da leitura, além de divulgar novos escritores por meio da publicação de suas obras. Trata-se de um concurso bienal, e em cada edição alterna entre conto, poesia e crônica. Essa premiação é fundamental para a Unifor, visto que amplia o espaço de formação humana, aproximando, cada vez mais, a instituição das artes e da cultura em geral.

O evento terá transmissão ao vivo no YouTube da TV Unifor e no canal @uniforcomunica.


g1